Não é de hoje que os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP- pensam em unificar as ortografias do nosso idioma. Desde o início do século XX, busca-se estabelecer um modelo de ortografia que possa ser usado como referência nas publicações oficiais e no ensino.
A padronização da ortografia supostamente favoreceria seu estudo e seu uso por estrangeiros em qualquer um dos oito países de lingua portuguesa. Traria, de certa forma, uma identidade linguistica lusófona a seus países e a seus falantes.
Os países são: Brasil, Portugual, Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Princípe.
Quero agradecer pela oportunidade da oficina e dar os parabéns pelo blog. Desejo sucesso sempre e até a próxima oportunidade.
ResponderExcluirA unificação da Lígua Portuguesa é uma ideia boa, porém há muitas dúvidas e uma grande dificuldade em adaptação as novas regras. E este é um dos pontos mais negativos que existe em relação a essa reforma. Ter que se acostumar a novas formas, mudar o que já sabiamos. Muito bom o blog. A iniciativa é benéfica já que gostando ou não teremos que nos adaptarmos as mudanças causadas pela reforma.
ResponderExcluirRebeca Garcia, Campos Belos - Go. Oficina: Debate na rede: um novo jeito de aprender as regras ortográficas.