O acento diferencial é utilizado para auxiliar na identificação de palavras homófonas. Com o acordo ortográfico, ele deixará de existir nos seguintes casos: pára-para, péla(s)-pela(s), pêlo(s) - pelo(s), pólo(s) - polo(s) e pêra - pera.
Atenção: Existem duas palavras que continuarão recebendo acento diferencial: * pôr (verbo) - para não ser confundido com a preposição por. * pôde (verbo poder conjugado no passado) - para que não seja confundido com pode (forma conjugada no presente).
Muitos alunos, ao redigirem textos, não utilizavam os acentos diferenciais, em especial para- preposição e para verbo. Portanto, esse é mais um exemplo de que as novas regras alteraram muito pouco a escrita, quando nos referimos à prática, em si.
ResponderExcluirvcs fizeram um bom trabalho estão de parabens bjs!
ResponderExcluirAcentos Ortográficos, daí que gera muita discursão entre os alunos na hora de montar um texto tanto narrativo como dissertativo, envolve várias dúvidas, na verdade este e meu último ano no colégio, e não sei redigir uma redação perfeita...
ResponderExcluirEntre erros e acertos isso nos move a aprender mais e mais... é isso !
Bom, em relação a acento diferencial na minha opinião esssa regra do acento diferencial só vei parea atrapalhar a vida do estudante, porque as palavras que perderam o acento só vai complicar mais na hora da escrita, porque o aluno não vai saber o que está escrevendo; se é a preposição "para" ou o verbo "pára" então se o aluno for empregar ela de acordo com o contexto, o aluno não vai saber a difere~ça entre os dois. Esta é a minha opnião!!!.
ResponderExcluirMELHORAM BASTANTE, SO QUE PARA MIM É MAIS COMPLICDADO, DEVIDO EU ESTAR NO´ULTIMO ANO DO ENSINO MEDIO ,DEVIDO TAMBEM AO VESTIBULAR , NA PUBLICAÇÃO DIZEM QUE A A NOVA ORTOGRAFIA COMEÇARA A SER LEGALIZADO EM JANEIRO DE 2012,MAIS MESMO ASSIM, TEM-SE O RECEIO DE O QUE SE PODE PERGUNTAR SOBRE O ASSUNTO...
ResponderExcluiros acentos diferenciais são muitos importantes,porem temos que tomar cuidado com as palavras.Podem ser iguais,mas de sentidos opostos.
ResponderExcluirTaís Karoline.Colégio Osório.Iporá "3°ano"